Sobre o Observatório
Observátorio de Estágio em Serviço Social (OBESS)
O Observatório de Estágio em Serviço Social, surge no ano de 2024, a partir de inquietações e problematizações acerca do Estágio em Serviço Social, o processo de supervisão, a importância das estudantes e profissionais para sua realização, bem como a configuração das políticas sociais e serviços nos quais o estágio se realiza. Assim, como parte de um projeto de Iniciação Científica do Curso de Serviço Social da Unimontes, vinculado ao Departamento de Política e Ciências Sociais e diante dos estudos e observações realizadas a partir das atividades de Supervisão Acadêmica e articulações com discentes e profissionais de Montes Claros e da Região do Norte de Minas, surge a proposta de pesquisa-extensão intitulada “Observatório de Estágio em Serviço Social em Montes Claros” – OBESS – Montes Claros.
O Estágio curricular é um importante momento da formação, afinal, proporciona às/aos discentes uma aproximação mais direta com diferentes possibilidades de atuação profissional. É neste sentido, que na formação profissional em Serviço Social, toma-se o estágio, portanto, como um rico momento de apreensão e desenvolvimento de ações teórico-práticas, conhecimento dos diferentes espaços de trabalho e inserção no cotidiano de ações profissionais em diferentes serviços e políticas sociais. Tal momento é acompanhado pelas ações de supervisão, tanto no âmbito acadêmico quanto no âmbito do campo de realização do estágio, nessa importante interlocução entre a Universidade e a sociedade. Deste modo, ao compreender o processo de estágio como um lócus privilegiado para se pensar o trabalho e formação profissional a presente pesquisa, intitulada “Observatório de Estágio em Serviço Social em Montes Claros” se justifica, afinal, é de grande importância conhecer, compreender e analisar as novas configurações e demandas postas ao trabalho das/dos assistentes sociais, para que possamos, criticamente, refletir e produzir respostas desde o processo formativo até as ações de extensão no âmbito da Universidade. Portanto, o objetivo desta pesquisa é constituir um Observatório de Estágio em Serviço Social (articulado às ações do Fórum de Supervisão), mapeando os campos, o perfil de supervisoras/es e discentes estagiárias/os e os principais desafios enfrentados diante das novas configurações do trabalho e ordenamento das políticas sociais no Brasil. Para isso, como procedimentos metodológicos que orientarão nosso processo de investigação, lançaremos mão de um vasto levantamento de publicações acerca do estágio em Serviço Social – e, por óbvio, do processo de supervisão – na busca pela elaboração do Estado da Arte sobre o tema, tendo como fonte a produção dos últimos cinco anos, presente nos periódicos científicos vinculados à cursos e entidades acadêmicas e profissionais da área do Serviço Social e as teses e dissertações da área.
Como proposta de para levantamento de informações utilizaremos questionários, por meio de formulário eletrônico online, onde serão coletados dados do perfil socioeconômico; acadêmico; profissional de supervisoras, coordenadoras de estágio e discentes em realização de estágio, com vista à elaboração de relatório sobre perfil das envolvidas no estágio em Serviço Social em Montes Claros. Serão realizadas ainda, entrevistas, para ampliar o debate sobre o Estágio em Serviço Social, seus desafios e potencialidades, bem como sua importância para a compreensão da atuação profissional de Assistentes Sociais nas políticas e serviços. Com esta pesquisa, espera-se instituir um observatório permanente sobre estágio, conhecer os principais desafios enfrentados pelas/os profissionais para conduzir o processo de supervisão e pelas/os estudante para realizá-lo, desta forma, visamos contribuir para a formulação de propostas e ações que valorizem e potencializem o estágio em Serviço Social.
Diante dos estudos e observações realizadas a partir das atividades de Supervisão Acadêmica e articulações com discentes e profissionais de Montes Claros e da Região do Norte de Minas, foi elaborada a proposta de Projeto de Pesquisa intitulado “Observatório de Estágio em Serviço Social em Montes Claros”.